ABP

14 de jul de 20232 min

ABP TV - Transtornos de Personalidade, comportamento violento e imputabilidade penal

Os transtornos de personalidade são definidos como padrões persistentes no modo de pensar, agir, reagir, sentir e se relacionar do indivíduo que os prejudicam nas relações interpessoais, causando sofrimento e comprometimento funcional.

Entre os transtornos mais conhecidos estão o antissocial, borderline, narcisista e psicopatia.

Toda pessoa que possui transtorno de personalidade é violenta? Toda pessoa que comete crime e tem transtorno de personalidade é inimputável? Toda pessoa que possui um transtorno de personalidade cometerá um crime? Essas e outras questões serão respondidas no ABP TV desta terça-feira, dia 18 de julho.

Conheça mais sobre os participantes:

Dr. Alexandre Valença - Possui Mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira. Coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

Dra. Lisieux Telles - Mestrado em Psiquiatria Forense - Universidad Nacional de La Plata (2004) e doutorado em Medicina - Universidad Nacional de La Plata. Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Preceptora da Residência em Psiquiatria Forense do HCPA. Docente de la Maestría en Salud Mental Forense de la UNLP. Vice-coordenadora do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

Dr. Luiz Felipe Rigonatti - médico psiquiatra com título de especialista pela ABP em Psiquiatria Clínica e Forense, membro da Comissão de Psiquiatria do Trabalho da ABP e Diretor do Núcleo de Psiquiatria do IMESC. Secretário sul do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABP TV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.