No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde - OMS classificou o surto de Covid-19 como pandemia. O novo panorama requer empenho e modificação da rotina de todos os setores da sociedade, especialmente aqueles ligados à saúde.
Com o intuito de orientar seus associados e a população em geral, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP têm publicado informações voltadas aos cuidados em saúde, tanto física quanto mental, direcionadas aos diversos públicos que a acompanham.
Médicos psiquiatras, de outras especialidades e profissionais de saúde
O momento é de atenção e cautela, mas não de alarmismo desnecessário. Algumas atitudes podem fazer a diferença durante as consultas já programadas com antecedência, caso não hajam remarcações.
As orientações da ABP para o atendimento a pacientes com sintomas de síndrome gripal podem ser adotadas nesta época de crise sanitária, sem que haja prejuízo ao psiquiatra associado e aos médicos de outras especialidades. Confira aqui!
A Comissão de Políticas Públicas em Saúde Mental da ABP também produziu material de orientação aos psiquiatras. Os diversos tipos de atendimento - ambulatorial, pediátrico, em CAPS e hospitalar, tem suas peculiaridades apresentadas aqui.
Demais setores da sociedade e público em geral
As autoridades sanitárias são claras: sempre que possível, fique em casa. O isolamento físico nesta etapa da pandemia é fundamental para retardar o contágio pelo novo coronavírus, diminuindo, assim, os casos da Covid-19.
Manter as rotinas de alimentação e sono, evitar aglomerações e aderir ao home office sempre que possível são algumas das orientações dispostas aqui.
Presença da ABP na mídia
Buscando informar corretamente a população em geral sobre os riscos do isolamento e quarentena à saúde mental, a ABP se colocou à disposição dos principais veículos de comunicação do país e do mundo para falar sobre o tema. Acompanhe as notícias por meio das nossas páginas nas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Youtube.
Além disso, o programa ABPTV veiculou um especial na última terça-feira, 17 de março, sobre o impacto das epidemias na saúde mental, que pode ser assistido aqui. Programe-se também para o próximo, que continuará falando sobre o assunto: saiba mais neste link.
Este é o momento de cada um fazer a sua parte para evitar o contágio e retardar o avanço da doença. Juntos, ABP, associado e população podem ser aliados no combate ao atual panorama e na prevenção da saúde mental de todos os envolvidos.
Comments