top of page

ABP TV - Diagnóstico diferencial das Psicoses

ABP



As psicoses são transtornos mentais em que as pessoas que padecem têm alucinações ou delírios, perdendo o contato com a realidade. 


Outros sintomas incluem discurso incoerente ou sem sentido e comportamento impróprio para a situação. Uma pessoa em um episódio psicótico também pode apresentar depressão, ansiedade, problemas de sono, isolamento social, falta de motivação e dificuldade de funcionamento geral.


Entretanto, essa fuga da realidade também pode acontecer durante episódios de outros transtornos psiquiátricos, por este motivo o ABP TV desta semana debate o diagnóstico diferencial das psicoses. 


Conheça mais sobre os participantes: 


Dr. Alexandre Valença - Possui Mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira.


Dr. Antônio Geraldo - médico psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. É Coord. Nacional da Campanha “Setembro Amarelo”, da Campanha ABP/CFM contra o bullying e o cyberbullying e da Campanha contra a Psicofobia.


Dra. Clarissa Gama - médica psiquiatra titulada pela ABP. Livre-Docente pela UNIFESP, Pesquisadora Associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. É uma das principais especialistas 1A do CNPQ e Professora estudo dos fundamentos biológicos do declínio da cognição, saúde física e funcionamento que ocorre entre pacientes com Transtorno Bipolar e Esquizofrenia.


Dra. Deisy Porto - médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência AMB/ABP, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria - ACP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Comments


bottom of page