top of page

ABP TV - Doença mental na terceira idade, como tratar?

ABP

A terceira idade é um momento da vida em que precisamos dar atenção às pessoas que nela chegam, principalmente neste momento em que é necessário tanto cuidado. Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos cresceu 18% entre 2012 a 2017 e chegou a ultrapassar a marca de 30 milhões de pessoas.

Durante este período ocorrem muitas mudanças, que podem acentuar o desenvolvimento das doenças mentais.

Quais os principais transtornos nesta idade? A pandemia mexeu muito com a saúde mental dos idosos?

Maria Benedita Barbosa - Trabalhou como Preceptora de Ensino para alunos de medicina e médicos residentes no serviço de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP-SP). Membro do Departamento de Psicogeriatria da ABP

Marcus Borges - Título em Psiquiatria e Psicogeriatria pela ABP. Especialista em psiquiatria pelo IPUB-UFRJ. Curso de Aperfeiçoamento em Psicogeriatria pelo IPq-HC-FMUSP. Cursos de Especialização em Saúde Mental (ESPP- Escola de Saúde Pública do Paraná) e Preceptoria Médica no SUS (IEP-HSL Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês). Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Octávio Augusto - graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Professor do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Comentários


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page