O mês de outubro começa na próxima segunda-feira e, com isso, faltarão apenas 15 dias para o XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP. Por isso, o ABPTV desta semana falará sobre um dos temas que está inserido entre as sessões de Como eu faço/como eu trato.
A depressão maior pode ser considerada resistente quando não apresenta melhoras significativas com nenhum dos métodos de tratamento mais comuns. A psicoterapia e a farmacoterapia caminham juntas no tratamento deste transtorno psiquiátrico, mas, em alguns casos, não são suficientes para trazer a qualidade de vida de volta ao paciente.
De acordo com artigo publicado pelo Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos, cerca de um terço dos pacientes adultos diagnosticados com depressão não apresentam melhora significativa nos sintomas do transtorno, não respondendo ao tratamento. Para falar sobre o assunto, o ABPTV do dia 01 de outubro recebe os psiquiatras Acioly Lacerda, Antônio Egídio Nardi e José Alberto Del Porto para compartilhar com os internautas como eles tratam a depressão resistente.
Conheça abaixo os nossos convidados:
- Dr. Acioly Lacerda: Professor Adjunto, Livre Docente, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor visitante do Departamento de Psiquiatria na Universidade de Pittsburgh. Pós-doutorado no Laboratório de Neuroquímica Cerebral da Universidade de Pittsburgh.
- Dr. Antônio Egídio Nardi: médico psiquiatra, Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina – Instituto de Psiquiatria – da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB-UFRJ, onde também atua como Livre-Docente em Psiquiatria. Atual vice-presidente da Academia Nacional de Medicina.
- Dr. José Alberto Del Porto: médico psiquiatra, Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, onde atua como Professor Titular. Possui pós-doutorado pela Universidade de Illinois, em Chicago (EUA).
Assista ao ABPTV desta segunda, 01 de outubro, com o tema "Como eu trato a depressão resistente". Acompanhe pelas mídias sociais da ABP, como a nossa página do Facebook e o Youtube do Canal ABPTV, além do Portal da Psiquiatria. Faça também a sua pergunta no comentário das transmissões ao vivo ou pelo Linha Direta, disponível em nosso site.
Participe da ABPTV e se ainda não está inscrito no CBP saiba como fazer a pré-inscrição online, só até hoje 28/09, na próxima matéria!
Comments