A psiquiatria forense é a responsável por relacionar a psiquiatria a assuntos ligados ao mundo jurídico. Deste modo, como instrumento dessa relação, encontram-se as perícias psiquiátricas.
Os psiquiatras forenses são, cada vez mais, solicitados a fornecer laudos em processos judiciais, não apenas em caráter criminal ou trabalhista, mas também em outras áreas desta relação entre a medicina e o direito.
Para falar sobre o tema "Perícias psiquiátricas", uma das áreas temáticas do XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, o ABPTV recebe os doutores Alexandre Valença, Lisieux Telles e Talvane de Moraes.
O programa ABPTV vai ao ar todas às segundas-feiras, às 21h, com transmissão ao vivo pelos canais da ABP: página no Facebook, Canal do ABPTV no Youtube e pelo Portal da Psiquiatria. Você pode participar enviando a sua pergunta sobre o tema nos comentários das transmissões ou pelo site, no Linha Direta.
Conheça os nossos participantes abaixo:
Alexandre Valença: médico psiquiatra, Professor e Pesquisador do Programa de Ensino e Pesquisa em Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal Fluminense-Niterói-RJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lisieux Telles: médica psiquiatra, Prof. do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, Preceptora da Residência em Psiquiatria Forense do HCPA, Coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP, Mestre em Psiquiatria Forense e Doutora em Medicina pela UNLP – Argentina.
Talvane de Moraes: Médico psiquiatra e Advogado, Livre-docente e doutor em Psiquiatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Psiquiatria Forense e Medicina Legal, Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, Titular da Academia Nacional de Medicina Legal, Professor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), Professor titular de Psiquiatria e de Medicina Legal.
Comments