Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP reconhece matérias relacionadas à área. Na sua 7ª edição, o Prêmio ABP de Jornalismo avaliou 255 trabalhos jornalísticos sobre saúde mental, que foram veiculados em 102 meios de comunicação.
Este ano, a premiação ocorreu na Solenidade de Abertura do XXXVIII Congresso Brasileira de Psiquiatria - CBP no dia 06 de outubro, no Teatro Sesi, em Porto Alegre. Os quatro trabalhos selecionados recebem um prêmio de R$ 5 mil, além do troféu alusivo.
“Nosso objetivo com essa premiação é incentivar os jornalistas a desmistificar os aspectos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre a Psiquiatria e sobre os pacientes”, explica o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.
Confira os finalistas:
Impresso: O Estado de São Paulo
Jornalista: Júlia Marques
Televisão: Fantástico - TV Globo
Jornalista: Luiz Fernando Pereira Castiglioni
Rádio: Rádio Cultura FM Guarapuava
Matéria: Desassistência na saúde mental
Jornalista: Cléber Moletta
Online: Portal LeiaJá
Jornalista: Nathan Santos
“Achei incrível, só tenho a agradecer pelo reconhecimento que vocês tiveram por esse trabalho durante essa pandemia tão difícil para todos”, comentou o jornalista e um dos ganhadores do prêmio, Luiz Fernando Pereira Castiglioni.
Prêmio ABP de Jornalismo
O Prêmio ABP de Jornalismo é uma iniciativa de psicoeducação que tem o objetivo de reconhecer e premiar matérias relacionadas à Psiquiatria, como transtornos mentais e de humor, suicídio, saúde mental, entre outros. Em sete edições, a ABP já avaliou aproximadamente mil trabalhos jornalísticos que levantaram essa bandeira.
Fique de olho em nosso site e não perca o edital para a próxima edição!
Comments