A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP divulgou, na última segunda-feira, 23, um comunicado oficial sobre o uso da telepsiquiatria durante a pandemia do Covid-19.
Em resposta à situação de calamidade pública causada pela pandemia, a ABP atende o apelo de vários associados, respeitando e exercendo suas atribuições estatutárias. Para isso, considera o atual estado de urgência e emergência em saúde pública nacional, que exige posicionamento firme, assertivo e corajoso, na intenção de mitigar as consequências da crise sanitária que o país enfrenta.
O comunicado oficial versa sobre o uso da telemedicina aplicada à especialidade, chamada de telepsiquiatria, bem como orientações para que associados e autoridades de saúde possam atuar durante este momento delicado.
"O momento é de esforço coletivo, com respeito a melhor saúde mental da população, ações pragmáticas/efetivas e de impacto positivo para as nossas vidas, nada será como antes após esta crise, mas nós sairemos disto tudo com muito orgulho de sermos psiquiatras e a certeza de estarmos fazendo o melhor. Conte sempre conosco, o melhor está por vir e virá", destaca o Dr. Antônio Geraldo da Silva ao final da nota.
Leia aqui a íntegra do comunicado oficial do presidente.
Acesse aqui modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Confira abaixo os ofícios enviados pela ABP relativos ao tema:
Comentarios