A depressão é um transtorno mental que atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo independente da faixa etária, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A doença é a principal causa de incapacitação no mundo.
Segundo a organização o Brasil é o país mais deprimido da América Latina, com cerca de 9,3% da população padecente e deste número 5,1% é de mulheres. Ainda segundo a OMS, mulheres jovens, grávidas ou em período pós-parto e idosas representam a parcela que mais sofre com a doença, na qual o índice de incidência chega a ser 150% maior do que entre homens.
Dentre os sintomas mais básicos estão a tristeza sem relação com a vida pessoal, culpabilização, perda de energia, alteração do sono e do apetite, entre outros.
Conheça mais sobre os nossos debatedores:
Dr. Amaury Cantilino - Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE. Professor Adjunto de Psiquiatria da UFPE. Membro da comissão de saúde mental da mulher da ABP. Idealizador do Instagram “Novos Papers Psiquiatria”. Mais de 80 artigos publicados em periódicos científicos
Dr. Joel Rennó - Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP
Diretor do Programa Saúde Mental da Mulher do IPq-HCFMUSP. Coordenador da Comissão de Saúde Mental da Mulher da ABP
Dr. Renan Rocha - Consultor Científico do ProMulher, Programa Saúde Mental da Mulher, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental de Mulher, Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.
Participe você também!
Comments