top of page
  • Foto do escritorABP

Especial Bullying: confira o novo vídeo no Canal da Psiquiatria


No segundo vídeo da série Especial Bullying, publicado no Canal da Psiquiatria, o Dr. Francisco Assumpção, médico psiquiatra especialista em Infância e Adolescência, explica o que é, quais são as consequências e como e onde acontece o bullying.


Segundo o associado da ABP, trata-se de uma prática violenta, que pode ser verbal ou física, e é estabelecida por uma relação de poder, ou seja, o agressor sente-se superior à vítima por alguma razão. "O bullying é uma agressão sistemática que causa vexame, é uma violência. Atualmente, o bullying sai do ambiente físico e passa para um ambiente que hoje é de extrema importância: o virtual. O cyberbullying tem um alcance e um poder de destrutividade muito maiores", destaca o Dr. Francisco.


Assista ao vídeo na íntegra abaixo:



Bullying e cyberbullying: delete essa ideia!


A campanha contra o bullying e cyberbullying é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e em 2023 está em seu segundo ano. As ações acontecem ao longo de fevereiro, mês que marca a volta às aulas, e pretende chamar a atenção para este grave problema que pode gerar consequências à saúde física e mental das vítimas.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2021, 23% dos estudantes afirmaram ter sido vítimas de bullying. O levantamento aponta, ainda, que um em cada dez adolescentes dos 188 mil entrevistados já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos, sendo vítima do cyberbullying.


Na página oficial da campanha, você encontra mais informações e posts que podem ser usadas nas suas redes sociais. Compartilhe e marque a @abpbrasil, usando as hashtags #ABPContraoBullying e #DeleteEssaIdeia. Acesse: www.abp.org.br/contra-o-bullying.


Canal da Psiquiatria


O Canal da Psiquiatria no YouTube é um dos veículos da ABP que leva conteúdos sobre saúde mental para toda a população. Por meio de vídeos curtos, ágeis e com linguagem simples, as principais dúvidas que recebemos pelas redes sociais são respondidas pelos médicos psiquiatras associados.

Se você ainda não acompanha, inscreva-se no Canal da Psiquiatria clicando aqui, acompanhe os vídeos e compartilhe com seus colegas, pacientes e nas redes sociais para ajudar a disseminar conteúdos informativos importantes para toda a sociedade.





Commentaires


bottom of page