O mês de agosto é um grande marco para a psiquiatria e seus médicos. Em 13 de agosto de 1966, foi fundada a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, entidade representativa da especialidade e médicos que a escolheram para atuação.
Em 2016, durante as comemorações dos 50 anos da ABP, foi instituído o Dia do Psiquiatria, a ser comemorado na data de aniversário da Associação. À época, uma Cerimônia realizada na Sede dos Correios, em Brasília, marcou também o lançamento do selo comemorativo em alusão à data.
Desde então, a ABP tem buscado homenagear seus psiquiatras associados com a campanha Orgulho de Ser Psiquiatria. A iniciativa nasceu durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, que aconteceu na cidade de Curitiba (PR), e tomou corpo ao longo dos últimos anos, tendo o mês de agosto como seu ápice, celebrando o Dia do Psiquiatria.
Anualmente, psiquiatras associados compartilham suas experiências acadêmicas e científicas, explicando o porquê da escolha da especialidade e do orgulho em exercê-la.
Este é o caso da Dra. Cintia Périco, associada da ABP, que escolheu a especialidade após contato com a psiquiatria durante a graduação. "A medicina me agradava desde sempre, e quando graduanda tive contato com um psiquiatra em plantões de clínica médica. Foi quando pude observar o quanto o conhecer o indivíduo em sua totalidade tornava a profissão mais gratificante e completa, assim, rapidamente tinha minha escolha feita", conta.
Para o psiquiatra Emmanuel Fortes, que também atua como 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina - CFM, o orgulho está em ser médico e, também, ter escolhido a psiquiatria, onde descobriu a melhor forma de aliviar o sofrimento dos seus pacientes.
Acompanhe, durante o este mês, o depoimento de diversos associados nas mídias sociais da ABP e também no site da associação. Você também pode participar da campanha Orgulho de Ser Psiquiatria em 2018, saiba como clicando aqui.
Comments