Regras de publicidade médica
Visando regular e orientar a publicidade médica, o Conselho Federal de Medicina – CFM publicou, em 2011, a sua Resolução 1.974. Por meio dela, o CFM fala diretamente com os médicos, psiquiatras ou de outras especialidades, sobre a maneira correta e ética de divulgar seu nome e/ou negócio.
De fundamental importância, as regras da publicidade médica pretendem impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. Também é esta resolução que orienta em relação aos abusos em propagandas e publicidades, que podem levar a processos ético-disciplinares.
Ainda de acordo com o CFM, “a medicina deve atuar como guardiã de princípios e valores”, essencial para a atuação na sociedade baseada no consumo, onde tais valores podem se diluir.
Acesse a cartilha da Publicidade Médica
Disponível de forma gratuita no site do CFM, a cartilha se mostra uma importante ferramenta para médicos e para a sociedade, fomentando a reflexão para todos que buscam o pleno exercício ético da medicina.
Faça o download da Resolução CFM 1974, de 19 de agosto de 2011.